Os membros

Fábio Fernando Barboza de Freitas




Fábio Fernando Barboza de Freitas (in memoriam)

Foi professor da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais do Centro de Humanidades da UFCG nas áreas de Teoria, Filosofia Política e Direitos Humanos; Mestre em Ciências Jurídicas/Direitos Humanos (UFPB); do Curso de Especialização em Direitos Humanos do CCHLA/UFPB; do Curso de Especialização em Segurança Pública; presidente da Comissão de Direitos Humanos do CH da UFCG; e membro da Anistia Internacional.


Herbert de Andrade Oliveira



Herbert de Andrade Oliveira

Historiador e professor de história e artes, atuando na rede pública estadual de educação básica, em Campina Grande. Especialista em Fundamentos da Educação e Práticas Pedagógicas Multidisciplinares. Integrou o grupo de trabalho sobre mortos e desaparecidos políticos e participou também do grupo de trabalho sobre o mapa da tortura na Paraíba, coordenado pelo Professor Fábio Freitas. Após o falecimento do prof. Fábio Freitas, ficou encarregado de coordenar a conclusão dos trabalhos desse GT.


Iranice Gonçalves Muniz



Iranice Gonçalves Muniz

Pós-Doutorado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorado em Direito Público (Constitucional) pela Universitat Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha (Revalidado pela Universidade Federal de Pernambuco - Brasil). Mestrado em Direito Público pela mesma Universidade. Especialização em Direitos Humanos pela UFPB. Graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Atualmente é professora adjunta da UFPB e professora titular do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Membro colaboradora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Agrário, Direito Internacional e Direitos Humanos.


Irene Marinheiro Jerônimo de Oliveira


Irene Marinheiro Jerônimo de Oliveira

Nasceu em Piancó-PB, onde estudou até concluir o curso Normal Regional. Graduou-se em Licenciatura em Letras, na UFPB, em 1974, e a partir daí passou a lecionar no Colégio Estadual de Conceição-PB; depois nas cidades de Itabaiana, Cabedelo e João Pessoa, onde reside até hoje. Foi uma das fundadoras do PT (1980) de Cabedelo e da CUT (1983), contribuindo para a criação da Secretaria de Mulheres da CUT. Foi militante do SINTEP (1979-1989). Em 1990, foi uma das fundadoras do Centro da Mulher 8 de Março. É membro dos Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Mulher e do Comitê Municipal de Mortalidade Materna. Faz parte e foi fundadora do Fórum de Mulheres Paraibanas e da REDEXI - Rede de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Hoje, é Coordenadora Geral do Centro da Mulher 8 de Março.


Lúcia de Fátima Guerra Ferreira



Lúcia de Fátima Guerra Ferreira

Mestre em História pela UFPE e Doutora em História Social pela USP, professora titular do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas do CCHLA/UFPB, coordenadora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH). Membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP) e da Associação Nacional de História (ANPUH). Foi coordenadora do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR) e pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB (2000- 2012).


Paulo Giovani Antonio Nunes


Paulo Giovani Antonio Nunes

(presidente da Comissão Estadual da Verdade)

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Ciências Sociais, Bacharel em História e Comunicação Social pela UFPB. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais. É professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em História, bem como na graduação em História, da UFPB. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Século XX (GEPHiS20), na linha de pesquisa Estruturas Econômicas e Culturas Políticas no Século XX da Associação Nacional de História (ANPUH).


Waldir Porfírio da Silva



Waldir Porfírio da Silva

 Mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas pela UFPB, graduado em Psicologia pela UEPB e Direito pela FAP. Advogado, escritor e pesquisador da história das esquerdas paraibanas nos períodos do autoritarismo brasileiro. Em 1996, quando era chefe de gabinete do deputado Zenóbio Toscano, auxiliou os familiares dos mortos e desaparecidos políticos do regime militar na formação dos processos de reconhecimento pelo Estado brasileiro e, a partir de 2000, montou os processos de anistia política para vítimas das perseguições do regime militar.